Um novo projeto regional buscará unir oito países numa mesma visão de conservação para as áreas protegidas da Amazônia.

Aumentar a resiliência ante o câmbio climático e manter a provisão de bens e serviços da Amazônia são os principais objetivos desta nova iniciativa.

Mono, Amazonía.

Bogota, 23 de outubro de 2014. Um novo projeto financiado pela União Europeia buscará fortalecer os sistemas de áreas protegidas da região amazônica pertencentes ao Brasil, a Bolívia, a Colômbia, ao Equador, a Guiana, ao Peru, ao Suriname e a Venezuela, com o fim de aumentar a resiliência do ecossistema perante os efeitos do câmbio climático e manter a provisão de bens e serviços que favorecem a biodiversidade, às comunidades e às economias locais.

O projeto conta com um orçamento de 5.2 milhões de euros que será instalado pelo Fundo Mundial para a Natureza – WWF, pela União Internacional para a conservação da Natureza – UICN, pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA e coordenado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO.

A iniciativa se enquadra na Visão para a conservação baseada no ecossistema amazónico, proposta desde 2007 pela Rede Latino-americana de Cooperação Técnica em Parques Nacionais – REDPARQUES-, que atualmente é um referente mundial. Seu principal objetivo é desenvolver uma agenda regional de trabalho conjunto e apoiar aos países incluídos para construir um enfoque compartilhado entorno à conservação e gestão sustentável da Amazônia, um dos mais importantes ecossistemas do mundo.

Em um período de quatro anos, especificamente se buscará fortalecer a coordenação técnica entre os países amazónicos, seus governos locais e as organizações regionais para definir prioridades de conservação; integrar as comunidades locais, as autoridades de áreas protegidas e outras partes interessadas na iniciativa; construir uma estratégia de financiamento para o plano de ação da Visão de conservação do ecossistema amazónico em longo prazo e melhorar a gestão das áreas protegidas em pelo menos cinco dos países envolvidos.


Contato de prensa:
Adriana Silva Espinosa
Consultora em Comunicações – Visão Amazônica
Correio: [email protected] - Móvel: +57 304 376 6188
 

Work area: 
Members
Protected Areas
Social Policy
Location: 
South America
South America
South America
Go to top