Projeto Painel Brasileiro de Biodiversidade- PainelBio

Na 10ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU, foram propostas as Metas de Aichi, para o período 2011 a 2020. Em resposta a isso, o Programa Nacional da Diversidade Biológica no Brasil aprovou as 20 Metas Brasileiras de Biodiversidade para 2020. Para o alcance destas metas será necessária a articulação entre os vários setores da sociedade para integrar e potencializar as iniciativas relacionadas à conservação da biodiversidade em curso no país. Este amplo debate será imprescindível para a construção de uma estratégia nacional e plano de ação para a biodiversidade.

Projeto PainelBio

O PainelBio é uma rede voluntária e colaborativa de instituições dos diferentes setores da sociedade, que por meio de ações conjuntas, visa o alcance e implementação das Metas Brasileiras. O PainelBio tem por objetivo contribuir para a conservação e uso sustentado da biodiversidade brasileira, promovendo sinergias entre instituições e áreas de conhecimento, disponibilizando informação científica para a sociedade, fomentando
capacitações em diversos níveis e subsidiando tomadas de decisão e políticas públicas.

Por meio de uma secretaria executiva, núcleos temáticos e um conselho deliberativo, esta rede multissetorial que compreende organizações públicas e privadas articuladas, terá como principais atividades: auxiliar a formulação de indicadores que demonstrem os avanços e necessidades de ações relativas às Metas de Aichi no Brasil; apoiar a formulação e implementação de políticas e a gestão da biodiversidade por meio da identificação de informações, ferramentas e metodologias relevantes; catalisar esforços para a geração de
informações nas lacunas existentes; efetuar avaliações regulares e oportunas sobre os serviços da biodiversidade e dos ecossistemas e suas interligações, promovendo o monitoramento e o alcance das Metas Brasileiras; definir prioridades e fomentar a capacitação para melhorar a interface entre ciência e política e a gestão da biodiversidade; e fomentar a conscientização da sociedade brasileira sobre a importância da biodiversidade.

Participantes: CEPAN, IPÊ, JBRJ, SCMamirauá, WWF-Brasil, FUNDHAM, Fundação Neotrópica, FVA, CEBDES, ISA, CNI, Aprender, Fio-Cruz, IUCN, Fundação Boticário, Fórum do Mar, SBF/MMA, ICMBio.



Doador: GEF/Banco Mundial/PROBIO II/MMA.

Contacto: [email protected]

Location: 
South America
Go to top