DG Statement | 31 Jan, 2019

Declaração da Diretora-Geral da UICN sobre o rompimento da barragem de rejeitos de Brumadinho no Brasil

A UICN, União Internacional para a Conservação da Natureza, manifesta a sua solidariedade a todas as pessoas impactadas pelo rompimento da barragem de rejeitos de Brumadinho, no Brasil, e transmite suas condolências às famílias que perderam entes queridos. Além do impacto inestimável das vidas perdidas e do trauma sofrido pelas famílias com parentes desaparecidos, eventos como esse também causam transtornos sociais e danos ambientais sérios, com consequências duradouras para a vida dos habitantes, da biodiversidade e da economia na região. A UICN já testemunhou em primeira mão os efeitos duradouros desse tipo de acidente.

content hero image

UICN, União Internacional para a Conservação da Natureza, manifesta a sua solidariedade a todas as pessoas impactadas pelo rompimento da barragem de rejeitos de Brumadinho, no Brasil.

Photo: (c) IUCN

Além disso, há muitas outras barragens de rejeitos ao redor do planeta que apresentam riscos sérios. É essencial que essas estruturas - resultantes de nosso desenvolvimento industrial coletivo - sejam administradas proativamente. As empresas e os governos devem garantir a priorização da segurança humana e ambiental na gestão e operação das barragens de rejeitos.

A UICN expressa suas condolências e solidariedade com o povo brasileiro e se junta às vozes que clamam por justiça e exigem uma investigação robusta e transparente que abarque todos os aspectos desse desastre.