Amérique du sud

Projeto Cadeia Sustentável de Fornecimento de Lenha

A cadeia produtiva de tabaco é atualmente de grande importância econômica e social, sendo o Brasil o maior exportador do produto no mundo todo. Para o processamento das folhas é necessária a secagem com a utilização de lenha, a qual tem sido obtida a partir do plantio de espécies exóticas, como Pinus e Eucalyptus, afetando decisivamente a composição da paisagem. Em virtude da magnitude dessa atividade, das consequências ecológicas do uso de espécies não-nativas e da necessidade crescente de amenizar os impactos de origem humana sobre as áreas naturais, faz-se necessário reestruturar a prática de obtenção de lenha, manejando a paisagem de forma mais sustentável e de maneira economicamente viável e rentável.

 Este projeto busca dar suporte ao desenvolvimento e implementação de práticas mais sustentáveis de obtenção de lenha usada no processamento e secagem das folhas de tabaco, garantindo a articulação dos diferentes stakeholders (produtores familiares, fazendeiros, instituições governamentais e representantes do setor privado), incentivando a diversificação da produção nas propriedades.

A través da produção de material de divulgação com linguagem adequada sobre as principais espécies nativas que podem ser utilizadas no processo e as bases legais desta atividade de acordo com o novo código florestal do país, o projeto fornecerá suporte técnico necessário para a obtenção de madeira mais sustentável na cadeia produtiva do tabaco na região sul do Brasil. Além disso, busca articular os atores-chave de diferentes setores da sociedade, no sul do Brasil, para definir uma visão de futuro comum e planos de trabalho detalhados para o estabelecimento de duas Comunidades de Conhecimento em silvicultura e manejo de espécies naticas, especialmente focadas na produção de lenha na região produtora de tabaco.

Participantes: Instituto Çarakura, UICN, AFUBRA, Philip Morris Brasil, CABI, NEAMB/UFSC.

Doadores: Philip Morris International

Más información
[email protected]

Go to top