Story | 19 июл, 2010

Fortalecendo vozes para melhores escolhas: aprendizados sobre a construção de agendas setoriais para governança florestal no Acre

 

content hero image

Photo: IUCN

O projeto Fortalecendo Vozes para Melhores Escolhas (Strenghtening Voices for Better Choices – SVBC, por sua sigla em inglês) foi desenvolvido em seis países, incluído o Brasil, a partir do Escritório de Projetos da UICN no Acre. Para a UICN, foi uma oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre um de seus mais relevantes papéis – o fomento ao diálogo entre os diferentes setores da sociedade com o intuito de fortalecer relações e promover ações e soluções compartilhadas. Entre os parceiros e membros, permitiu gerar conhecimento e habilidades com base na experiência vivida, resultando na participação mais qualificada e efetiva dos diferentes atores nos espaços e processos de governança. A governança foi experimentada na prática com o envolvimento e o fortalecimento dos diversos atores, contribuindo para aprimorar a gestão dos recursos florestais e integrar valores de conservação na economia e no mercado.


A sistematização apresentada neste documento visa não só a identificar, registrar e socializar os aprendizados da UICN gerados pelo projeto SVBC no Brasil, mas é, em si, uma etapa do processo de governança, possibilitando a reflexão e a aprendizagem sobre a ação por aqueles que a vivenciaram. Com isso, espera-se catalisar novas ações protagonizadas por membros e parceiros fortalecidos e unidos na superação de desafios enfrentados local,nacional e globalmente.