Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental - Portugal

07 March 2012 | News story

A ASPEA encontra-se a preparar as suas XIX Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental com o tema “Aprender fora de portas: percursos de aprendizagem” a realizar de 8 a 11 de Março de 2012.

XIX Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental da ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental)
Aprender fora de portas: percursos de aprendizagem

Joaquim Ramos Pinto da Comisssão Organizadora convida tod@s aqueles para quem a trilogia EDUCAÇÃO - AMBIENTE- SUSTENTALIDADE é mais do que um enumerar de palavras, mas uma preocupação e uma oportunidade de agir em prol de um mundo melhor, a participar nas Jornadas da ASPEA, a decorrer na Ilha da Madeira, de 8 a 11 de março de 2012.
 

A ASPEA encontra-se a preparar as suas XIX Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental com o tema “Aprender fora de portas: percursos de aprendizagem” a realizar de 8 a 11 de Março de 2012, na Ilha da Madeira e tendo como destinatários: Educadores/as, Professores/as, Técnicos/as de Educação Ambiental, ONG, Autarquias, Universidades; Investigadores/as; Agentes de Turismo e Economia Solidária; Agentes de Desenvolvimento Local.

Os temas destas jornadas serão enquadrados no âmbito do Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos; do Ano Internacional das Cooperativas; do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações e da Jornada Internacional do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global.

O momento crítico que o país atravessa, tanto ao nível económico como social, leva a organização do evento a pensar em temáticas e pessoas que possam partilhar experiências de vida (pedagógicas, sociais e políticas) de forma a contribuírem, neste espaço de partilhas, na construção de possíveis caminhos que proporcionem um momento importante na vida da associação e na mobilização da sociedade civil para o enfrentamento das problemáticas ambientais em geral e para a necessidade de uma política pública de Educação Ambiental em particular.

Os principais objetivos das Jornadas são:

  • Alargar o conhecimento sobre as questões sócio ambientais atuais;
  • Realçar o papel das Instituições, empresas, ONG e a sociedade civil no âmbito das problemáticas ambientais, em especial as que estão associadas às temáticas destas jornadas;
  • Promover a formação de diferentes agentes em Educação Ambiental;
  • Promover a troca de experiências e de aprendizagens em educação ambiental para a sustentabilidade;
  • Promover a divulgação de estudos e investigações em Educação Ambiental e Sustentabilidade;
  • Conhecer as implicações das Alterações Climáticas na Biodiversidade;
  • Promover parcerias de Desenvolvimento Local.

Os participantes que desejem apresentar comunicação dentro das temáticas das Jornadas podem consultar a página da ASPEA em www.aspea.org e devem indicá-lo na sua Ficha de Inscrição. Apelamos a que faça a sua inscrição o mais cedo possível para que a sua comunicação possa ser incluída no programa definitivo das Jornadas. Deverão ainda submeter um resumo da comunicação, máximo 2 páginas A4, bem como umas notas biográficas, que não devem exceder ½ página A4.

Para mais informações contactar o Secretariado das Jornadas: Joaquim Ramos Pinto
E-mail joaquim.pinto@aspea.org  / aspea@aspea.org